Inscrições e mais informações: www.marilia.unesp.br/CongressoHegel

O Congresso Internacional da Sociedade Hegel Brasileira (SHB) é um congresso bianual itinerante com a finalidade de promover o intercâmbio científico-filosófico sobre estudos e pesquisas relativas à filosofia de G. W. F. Hegel desenvolvidos no Brasil e internacionalmente.

G. W. F. Hegel é um dos pensadores mais reconhecidos na história da filosofia contemporânea. Sua obra suscita, desde sua publicação, diversas questões quanto à intenção e alcance especulativo do sistema hegeliano, que justificam não apenas seu estudo contínuo, como também um esforço sempre renovado de reinterpretar sua filosofia à luz dos novos contextos históricos e filosóficos.

Em 2021, comemorou-se 200 anos da publicação da obra Grundlinien der Philosophie des Rechts oder Naturrecht und Staatswissenschaft im Grundrisse. Nessa obra, Hegel trata de temas fundamentais, como: a liberdade, a ética, a moralidade, o direito, a família, a sociedade civil e o estado. Esta XI edição do Congresso Internacional da Sociedade Hegel Brasileira é dedicada a essa obra.

Promovido pela SHB, o Congresso encontra-se atualmente na sua décima primeira edição, tendo ocorrido inicialmente em 2002, um ano após a fundação da SHB em 2001, e depois, bianualmente, desde sua segunda edição, em 2003.