HEGEL, G. W. F. Ciência da lógica. A Doutrina do Ser. Trad. Christian G. Iber, Marloren L. Miranda e Federico Orsini. Coordenador: Agemir Bavaresco. Colaboradores: Michela Bordignon, Tomás Farcic Menk, Danilo Costa e Karl-Heinz Efken. Petrópolis: Vozes, 2016.

Ciência da lógica – A doutrina do SerSinopse

Esta é uma obra monumental da história da filosofia, tanto pela profundidade de seu esforço de reconstrução das categorias lógicas quanto pela pluralidade contrastante de linhas de acesso a seu significado. Desse clássico, articulado em duas partes – lógica objetiva e lógica subjetiva – e em três livros – Doutrina do Ser, Doutrina da Essência e Doutrina do Conceito – apresentamos ao público o primeiro livro, a Doutrina do Ser, em sua primeira tradução integral para o português, a partir da segunda edição (1832), ampliada e revisada pelo próprio Hegel.

Resenha de Paulo Roberto Konzen. In: Revista Opinião Filosófica, v. 8, n. 1, p. 521-527, ago. 2017.

 

Resenha – Tradução de HEGEL, G. W. F. Ciência da Lógica: 1. A Doutrina do Ser

Inicialmente, convém apresentar os dados bibliográficos da obra traduzida:

HEGEL, Georg Wilhelm Friedrich (1770-1831). Ciência da Lógica: 1. A Doutrina do Ser. Traduzido por Christian G. Iber, Marloren L. Miranda e Federico Orsini. Petrópolis, RJ: Vozes; Bragança Paulista, SP: Ed. Universitária São Francisco, 2016. 464 p. ISBN 9788532653086.

Título original alemão: Wissenschaft der Logik: I. Erster Teil. Die objektive Logik. Erstes Buch: Die Lehre vom Sein. Traduzido do original alemão, publicado em G. W. F. Hegel Werke in 20 Bänden. Berlin: Suhrkamp Verlag, 1970. Band 5. 457 p.

A obra é fruto do trabalho hercúleo dos tradutores: Christian G. Iber, Marloren L. Miranda e Federico Orsini, com a participação ainda do coordenador da tradução: Agemir Bavaresco e dos colaboradores: Michela Bordignon, Tomás Farcic Menk, Danilo Vaz-Curado R. M. Costa e Karl-Heinz Efken. Uma equipe grande e qualificada para, finalmente, traduzir para o português uma obra monumental de mais de duzentos anos.

Sobre a obra, em resumo, convém citar a própria “Apresentação” (p. 7-18) do livro, escrita por Christian Iber, o qual, na p. 7, afirma:

A Ciência da lógica (Wissenschaft der Logik) é uma obra de dois volumes do filósofo Georg Wilhelm Friedrich Hegel (1770-1831), a qual foi primeiramente publicada em Nuremberg, entre 1812 e 1816. A Lógica se estrutura em uma “Lógica Objetiva” – a Doutrina do Ser e da Essência – e uma “Lógica Subjetiva” – a Doutrina do Conceito. O primeiro volume da Lógica contém o primeiro livro, a Doutrina do Ser (1812), a primeira parte da Lógica Objetiva. O segundo volume da Lógica compreende o segundo livro, a Doutrina da Essência (1813), que ainda pertence à primeira parte da Lógica, isto é, à Lógica Objetiva, e a segunda parte da Lógica, a Lógica Subjetiva, ou seja, a Doutrina do Conceito (1816).

Assim, a obra traduzida é o primeiro volume da Ciência da Lógica, isto é, o primeiro livro, intitulado a Doutrina do Ser (1812/1832), que é a primeira parte da Lógica Objetiva.

Além disso, Iber fala ainda da “necessidade de oferecer aos falantes do idioma português, a sexta língua mais falada no mundo, a oportunidade de terem acesso, em seu próprio idioma, a esta importante obra filosófica”, isto é, “uma das principais obras do pensamento de Hegel”, uma “obra de fundamental importância para o pensamento filosófico” ou “uma das mais importantes contribuições da filosofia alemã do século XIX à história da filosofia” (p. 7-8). […]

Paulo Roberto Konzen