HEGEL, G. W. F. As órbitas dos planetas. Trad. Paulo Meneses e Danilo Vaz-Curado R. M. Costa. Rio de Janeiro: Confraria do Vento, 2012.


 As órbitas dos planetas. Sinopse

Dissertatio philosophica de orbitis planetarum é o texto mais desconhecido e misterioso do filósofo alemão Georg Wilhelm Friedrich Hegel (1770-1831). Escrito como tese de habilitação apresentada em 1801 para aceder como professor na Universidade de Jena, permanecia inédito até recentemente em muitos dos principais idiomas no mundo. Pela primeira vez acessível em português, em acurada tradução direta do latim, realizada pelos professores Paulo Gaspar de Meneses e Danilo Vaz-Curado R. M. Costa, este livro oferece uma oportunidade de compreender o espírito do idealismo alemão e sua abordagem da difícil relação entre filosofia e ciência. Um livro fundamental para historiadores da ciência, astrônomos e, naturalmente, para alunos, professores e amantes de filosofia em geral. Edição bilíngue.

Resenha de Agemir Bavaresco. In: Revista Opinião Filosófica, Porto Alegre, v. 04; nº. 01, 2013, p. 478-479.

As órbitas dos planetas é a tradução da dissertação de habilitação que Hegel defendeu em Iena, em 1801, com a finalidade de obter a licença para o exercício docente. Cabe destacar que esta tradução é muito importante ao público brasileiro, pois permite ter acesso ao texto no original em latim, uma vez que se trata de uma publicação bilíngue.

A dissertação tem um caráter interdisciplinar, pois Hegel debate sobre as teorias físicas da época, a matemática e a filosofia. O livro tem três partes, sendo que a parte final enuncia as Teses. Aqui, pode-se encontrar um esboço de todo o pensamento hegeliano que será desenvolvido ao longo de toda a sua trajetória intelectual. Citamos aqui três teses que julgamos fundamentais: “1. A contradição é a regra do verdadeiro, a não contradição, do falso. 2. O silogismo é o princípio do idealismo. 6. A ideia é a síntese do infinito e do finito, e toda a filosofia é ideia” (Id. p. 105).

O livro apresenta uma introdução de Karl Heinz Efken, professor da UNICAP, contextualizando de forma didática o debate em que a dissertação hegeliana procura tomar posição. Esta tradução realizada pelo saudoso hegeliano Paulo Gaspar de Meneses (In Memoriam) e o Prof. Danilo Vaz-Curado R. M. Costa, atual Coordenador do Curso de Filosofia da UNICAP, tem o mérito de ampliar a recepção da obra hegeliana ao público brasileiro.

Paulo Roberto Konzen