Inscrição e mais informações: http://www.inscricoes.fmb.unesp.br/index.asp?configurar=true&codEvento=10931

G. W. F. Hegel é um dos pensadores mais reconhecidos na história da filosofia. Sua obra suscita, desde sua publicação, diversas questões quanto compreensão do sistema hegeliano, que justificam não apenas seu estudo contínuo, como também um esforço sempre renovado de reinterpretar sua filosofia à luz dos novos contextos históricos e filosóficos.

O Congresso Internacional da Sociedade Hegel Brasileira (SHB) é um congresso bianual itinerante com a finalidade de promover o intercâmbio científico-filosófico sobre estudos e pesquisas relativas à filosofia de G. W. F. Hegel desenvolvidos no Brasil e internacionalmente.

Em especial, Hegel muito influenciou os debates na Contemporaneidade. Nesse sentido, torna-se importante expor e discutir conceitos e argumentos presentes na obra de Hegel ou a ela relacionados e sua relação com temas atuais e relevantes da Contemporaneidade. Neste X Congresso Internacional da SHB, será debatida a relação entre Hegel e a Contemporaneidade.

Dentre os conferencistas convidados para o X Congresso Internacional da SHB encontram-se expoentes nacionais e internacionais e, especialmente, alguns dos que contribuíram para a recente edição histórico-crítica das obras completas de Hegel (Gesammelte Werke).

Promovido pela SHB, o Congresso encontra-se atualmente na sua décima edição, tendo ocorrido inicialmente em 2002, um ano após a fundação da SHB em 2001, e depois, bianualmente, desde sua segunda edição, em 2003.

A SHB é uma sociedade sem fins lucrativos que tem como objetivos:

(1) promover o estudo da filosofia de Hegel, seu lugar na história do pensamento, suas relações com os movimentos sociais, políticos e culturais desde o seu tempo, e sua relevância frente aos temas e campos do conhecimento contemporâneo;
(2) o fomento do pensamento filosófico original que tenha a sua base, na filosofia de Hegel ou que trate os temas no estilo, perspectiva, modo ou método hegeliano;
(3) promover pesquisas, seminários, cursos e outros estudos, eventuais ou regulares, coleta, processamento e divulgação de informações e conhecimentos técnicos e científicos que digam respeito a sua atividade.

Histórico de Eventos Anteriores
Colóquio Hegel, em Porto Alegre, com a fundação da Sociedade Hegel Brasileira (Setembro de 2001);
Colóquio Clássicos da Filosofia Alemã, em Porto Alegre (Abril de 2002);
I Congresso Internacional da SHB, em Recife (Agosto de 2002);
II Congresso Internacional da SHB, em Porto Alegre (Outubro de 2003)
III Congresso Internacional da SHB, em Recife (Outubro de 2005);
IV Congresso Internacional da SHB, em Porto Alegre (Outubro de 2007);
V Congresso Internacional da SHB, em Fortaleza (Setembro/Outubro de 2009);
VI Congresso Internacional da SHB, no Rio de Janeiro (Outubro de 2011);
VII Congresso Internacional da SHB, em São Leopoldo, RS (Outubro de 2013);
VIII Congresso Internacional da SHB, em São Leopoldo, RS (Outubro de 2015);
IX Congresso Internacional da SHB, em Marília, SP (Novembro de 2017).

Site SHB

hegelbrasil.org

Apoio/Realização

Sociedade Hegel Brasileira
Grupo Hegel e o Idealismo / Laboratório Hegel
Programa de Pós-Graduação em Filosofia
STAEPE