1. Datas importantes

Evento: 5 e 6 de junho de 2019.
Submissão de comunicações:  01 de fevereiro a 05 de abril de 2019. Formulário aqui!
Resultado da submissão: 26 de abril de 2019.

2. Motivação

Por ocasião da publicação da tradução em língua portuguesa do terceiro volume da Ciência da Lógica de Hegel, A Doutrina do Conceito, em 2018, que seguiu à publicação da tradução da Doutrina do Ser e da Doutrina da Essência, em 2016 e 2017 respectivamente, o Núcleo de Estudos Hegelianos – NEHGL – da Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS –, em parceria com o Programa de Pós-Graduação em Filosofia & Interdisciplinaridade da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul – PUCRS – promovem o III Encontro Nacional sobre a Ciência da Lógica de Hegel.O objetivo do Encontro é dar continuidade ao trabalho iniciado em 2017, através da realização dos I e II Encontro Nacional sobre a Ciência da Lógica de Hegel, que ocorreram respectivamente nos dias 27 e 28 de setembro de 2017 e 16 e 17 de maio de 2018, no Auditório do Prédio 5 e no Auditório 202 do Prédio 40 da PUCRS, em Porto Alegre, organizado pelos mesmos programas de pós-graduação e núcleos de pesquisa. Através desses encontros, pôde-se promover a discussão entre professores especializados, pesquisadores e alunos de pós-graduação e graduação em filosofia sobre temas clássicos e contemporâneos suscitadas pela obra em questão, agora revigorados pela tradução inédita em língua portuguesa.

3. Programação

Em breve!

4. Data e Local

Está previsto para ocorrer nos dias 5 e 6 de junho de 2019 no auditório 305 do prédio 8 da PUCRS.

5. Contato

encontroclhegel@gmail.com

6. Participantes confirmados até o momento:

Adílson Felício Feller (UNISINOS)
Agemir Bavaresco (PUCRS)
Eduardo Luft (PURS)
Erick Lima (UnB)
Fábio Nolasco (UnB)
Federico Orsini (PUCRS)
Federico Sanguinetti (UFRN)
Giorgia Cecchinato (UFMG)
Inácio Helfer (UNISINOS)
José Pinheiro Pertille (UFRGS)
Márcia Zebina (UFG)
Marloren Lopes Miranda (UFG)
Ricardo Crissiúma (UFRGS)
Tomás Menk (UFAL)

7. Chamada para trabalhos

O III Encontro Nacional sobre a Ciência da Lógica de Hegel abre a chamada de trabalhos para apresentações de 01 de fevereiro a 05 de abril de 2019. Está prevista a seleção de trabalhos, tendo como critérios: a) estar de acordo com o tema do Encontro; b) qualidade do resumo submetido, considerando forma (gramática e estilística) e conteúdo. O resultado será divulgado até 26 de abril de 2019. Os selecionados serão informados por e-mail. Para submeter um trabalho, as seguintes disposições deverão ser observadas:

Só serão aceitas submissões de pós-graduandos ou pós-graduados, com ou sem vinculo com algum PPG.
Deverá ser submetido neste formulário, observando-se o prazo acima referido, um resumo expandido com os seguintes requisitos:

1) deverá conter o título da apresentação, o nome do autor, o nome do orientador e da instituição de origem (caso haja), ou da instituição onde obteve o mais alto grau, 3 palavras-chave e o texto;

2) o texto deverá ter no mínimo 2500 e no máximo 4500 caracteres com espaço.

A seleção dos trabalhos será realizada pelos organizadores do evento. A não observância dos requisitos pode implicar na recusa do trabalho. Os autores cujos resumos forem aprovados terão 20 minutos para apresentação, seguidos de 10 minutos para discussão, de acordo com a programação do evento. Há a possibilidade de mesas de apresentação de trabalhos paralelas, a fim de contemplar mais trabalhos.

ENTRADA FRANCA