ESTUDOS HEGELIANOS DE CARA NOVA

Desde o final de 2013 a Revista Eletrônica Estudos Hegelianos – REH – vem passando por um profundo processo de reformulação. Tal processo parte de uma separação de fato e de direito entre as funções políticas e administrativas a cargo do Secretário de Publicações da Sociedade Hegel Brasileira – SHB – e as atividades científicas e, em vista disso, propriamente editoriais agora ao encargo de um Editor designado exclusivamente para este fim. Neste sentido, podemos afirmar que a função de editor da REH consiste plenamente em uma atividade científica e editorialmente independente das atividades políticas e administrativas que norteiam o trabalho da Diretoria da SHB. A separação em tela já era prevista (ainda que apenas como uma pressuposição interlinear) nos estatutos da Sociedade.
A independência científica e editorial aludida é entendida e assumida pelos atuais membros do corpo diretivo da SHB e do corpo editorial da REH como uma necessidade para o crescimento técnico e científico da revista e para que a mesma alcance os níveis de excelência buscados pela Sociedade desde sua criação. Desse modo, conforme afirma o novo texto da Apresentação:

Em sua nova concepção, a Revista Eletrônica Estudos
Hegelianos pretende ampliar sua temática, a fim de publicar
artigos, resenhas e traduções que contribuam para os estudos
hegelianos em sua interface com o desenvolvimento da
Filosofia Clássica Alemã e suas interpretações
contemporâneas, tendo como única exigência a excelência
acadêmica dos trabalhos. Neste sentido, serão bem-vindas
submissões que tratem de temáticas comuns a Hegel e aos
outros pensadores da Filosofia Clássica Alemã ou que, em
discutindo a filosofia desses pensadores, ilumine de algum
modo os problemas hegelianos.

A REH conta com um time de peso internacional, a começar pela Editora Prof.a Dra. Márcia Cristina Ferreira Gonçalves, do Programa de Pós-Graduação em Filosofia (PPGFil) da UERJ e ex-presidente da SHB, assim como pelo Auxiliar de Edição, Prof. Dr. Federico Sanguinetti, também do PPGFil da UERJ, como Professor Visitante nesta UERJ. O Conselho Editorial é agora formato por um grupo atuante com uma mescla de pesquisadores experientes e com vivência internacional e jovens pesquisadores, a saber: Prof. Dr. Christian Klotz (UFG), Prof. Dr. Erick Lima (UnB), Prof. Dr. Luciano Utteich (Unioeste/Toledo), Prof. Dr. Luiz Fernando Barrére (UFABC) e Ms. Fábio Nolasco (Doutorando, Unicamp). Mas as mudanças não param por aí, a REH passa ainda por um processo de completa reestruturação de seu Conselho Científico e também de sua apresentação gráfica. Convidamos os leitores e as leitoras a navegarem por suas páginas e a descobrirem por si mesmos o prazer da leitura que a filosofia hegeliana proporciona, especialmente em consonância com o novo visual e o aspecto amigável de nosso aplicativo de leitura online.